domingo, 14 de setembro de 2008

Prática Mysore



Este é o método tradicional de se aprender Ashtanga Yoga. É a forma utilizada pelo guru Sri K. Pattabhi Jois para ensinar em sua escola, localizada na cidade de Mysore, Índia – daí o nome “estilo Mysore”. Neste tipo de aula cada aluno trabalha no seu próprio ritmo, e o professor assiste e ajusta individualmente quando necessário.

Desta maneira, as séries do Ashtanga são aprendidas e executadas de memória, postura por postura, com novos asanas sendo adicionados quando o aluno estiver capacitado a recebê-los. Assim, na maior parte do tempo, o aluno trabalha sem ser guiado pelo professor. Cada praticante segue em seu ritmo e vai aprendendo novas posturas quando já sabe fazer a anterior. As novas posturas podem ser instruídas de uma forma adaptada até que o praticante consiga fazê-las com estabilidade e conforto em sua forma mais completa.

Aulas do tipo Mysore abrigam estudantes de diferentes níveis de habilidade trabalhando lado a lado. Ao mesmo tempo pode-se ensinar alunos novos e antigos, no mesmo horário, tornando a prática muito mais eficiente e personalizada.

Vale lembrar que o aluno não precisa necessariamente chegar no inicio da aula. Por ser de caráter pessoal, cada um inicia e termina sua prática de acordo com seu ritmo. Assim é possível que um praticante esteja terminando sua prática enquanto outro ainda está começando as posturas finais.

O Yogashala oferece aulas no estilo Mysore todas as terças e quintas-feiras das 06 30h as 08 00h da manhã. São uma hora e meia em que cada aluno pode organizar seu horário de prática como lhe convir. O professor Ciro Castro estará à disposição durante todo este período.

Venha sempre com roupas leves, não se esqueça de trazer uma toalha para auxiliar nos ajustes e boas práticas. Namastê!

Para saber mais:

www.kpjayi.org/ - site oficial do Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Institute

Nenhum comentário: