yoga laboral

O problema

Atualmente vemos nas empresas a crescente preocupação em reduzir os índices de absenteísmo advindos do estresse; mais especificamente de doenças como LER (Lesões por Esforço repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho). A realidade dessa era da informação coloca as pessoas inúmeras horas em frente a seus computadores ou maquinas inteligentes.



A solução

A adoção de uma correta utilização de cadeiras e altura de monitores para cada funcionário já e parte significativa ao convite a uma melhor postura e foco no trabalho. Adicionando essas medidas ao Yoga Laboral ou Yoga no Trabalho, pode-se fazer verdadeiras revoluções nas comunidades de escritórios, mesmo em ambientes de tremendo e continuo estresse.

Abaixo um Estudo que teve como objetivo avaliar o efeito da prática do yoga laboral sobre a percepção de melhora profissional e qualidade de vida de funcionários de empresas públicas e privada (Fonte: Assoc de Yoga em Florianópolis).

Método: Participaram da pesquisa 170 pessoas, que trabalhavam em quatro diferentes instituições de Florianópolis e que participaram de uma média de 74 sessões, com duração de 15 minutos, duas vezes por semana, realizadas durante os meses de março de 2007 a abril de 2008.

Para avaliar a percepção da melhora profissional e da qualidade de vida foi utilizado um questionário especialmente desenvolvido que continha questões sobre a percepção da melhora profissional e os seguintes componentes da qualidade de vida: estresse e ansiedade, dor, disposição, concentração, produtividade, tensão, relacionamento pessoal, entusiasmo, respiração, cansaço, irritabilidade, equilíbrio e saúde.

Resultados: Os participantes apresentaram percepção de melhora profissional de 91% e nos seguintes componentes da qualidade de vida: estresse (69%), disposição (62%), tensão (58%), dor (57%) e irritabilidade (55%). Conclusão: Esses resultados indicam que a prática de yoga laboral promoveu melhora profissional e benefícios na qualidade de vida dos funcionários estudados.

Justificativa

Num crescente empresários aprovam os resultados de uma gestão focada em qualidade de vida de seus funcionários. Pessoas felizes e satisfeitas, tranqüilas e com boa saúde não mudam de emprego nem faltam continuamente ao trabalho e a prática do yoga laboral tem demonstrado resultados significativos a estes funcionários.

Empresas que já adotam esse tipo de prática: IBM, rede Wall Mart, AT&T, Brastemp, MTV, Petrobras, Nike, Banespa, HBO, Banco do Brasil, Pepsico, Kalunga, GE, Multibrás, Banco Real, Pao de Açúcar, Hospital Albert Einstein entre outras. Cada uma dessas vem de forma acentuada colhendo os bons frutos de uma equipe mais harmonizada e pessoas com maior poder de concentração e saúde em geral.

Método de trabalho

Práticas de yoga voltadas para as questões relacionadas ao estresse e problemas oriundos da rotina de trabalho com duração de 15 minutos, duas vezes por semana, com oito praticantes (máximo) por turma.

Além dos tradicionais exercícios de alongamento (asanas), estas práticas ainda possuem exercícios respiratórios (pranayamas), exercícios de meditação e ainda dicas para uma alimentação balanceada.