quarta-feira, 16 de abril de 2008

sobre o poder

"O poder e o mais forte de todos os inimigos. E naturalmente a coisa mais facil e ceder; afinal de contas, o homem e realmente invencivel. Ele comanda; comeca correndo riscos calculados e termina estabelecendo regras, porque e um senhor.

Um homem nesse estagio quase nem nota seu terceiro inimigo se aproximando. E de repente, sem saber, certamente tera perdido a batalha. Seu inimigo o tera transformado num homem cruel e caprichoso.

- E ele perdera o poder?
- Nao, ele nunca perdera sua clareza nem seu poder.
- Entao o que o distinguara de um homem de conhecimento?
- Um homem que e derrotado pelo poder morre sem realmente saber maneja-lo. O poder e apenas uma carga em seu destino. Um homem desses nao tem dominio sobre si, e nao sabe quando ou como usar seu poder.
- A derrota por algum desses inimigos e uma derrota final?
- Claro que e final. Uma vez que esses inimigos dominem o homem, nao ha nada que ele possa fazer.
- Sera possivel, por exemplo, que o homem derrotado pelo poder veja seu erro e se emende?
- Nao. Uma vez que o homem cede, esta liquidado.
- Mas, e se ele estiver temporariamente cego pelo poder, e depois o recusar?
- Isso significa que a batalha continua. Isso significa que ele ainda esta tentando ser um homem de conhecimento. O individuo e derrotado quando nao tenta mais e se abandona.
- Mas entao, Dom Juan, sera possivel que um homem se entregue ao medo durante anos, mas que no fim ele o venca.
- Nao, isso nao e verdade. Se ele ceder ao medo, nunca mais o vencera, porque se desviara do conhecimento e nunca mais tentara. Mas se procurar aprender durante anos no meio de seu medo, acabara dominando-o, porque nunca se entregou realmente a ele.
- E como o homem pode vencer ser terceiro inimigo, Dom Juan?
- Tambem tem de desafia-lo, propositadamente. Tem de vir a compreender que o poder que parece ter adquirido, na verdade nunca e seu. Deve controlar-se em todas as ocasioes, tratando com cuidado e lealdade tudo o que aprendeu. Se conseguir ver que a clareza e o poder, sem seu controle sobre si, sao piores do que os erros, ele chegara a um ponto em que tudo esta controlado. Entao, sabera quando e como usar seu poder. E assim tera derrotado seu terceiro inimigo.

O homem estara, entao, no fim de sua jornada do saber, e quase sem perceber encontrara seu ultimo inimigo: a Velhice! Este inimigo e o mais cruel de todos, o unico que elenao conseguira derrotar completamente, mas apenas afastar".


A Erva do Diabo - Carlos Castaneda (p.84 - 86)

Nenhum comentário: