quarta-feira, 16 de abril de 2008

sobre a clareza

"E assim ele encontra seu segundo inimigo: a Clareza! Essa clareza de espirito, que e tao dificil de obter, elimina o medo, mas tambem cega.

Obriga o homem a nunca duvidar de si. Da-lhe a seguranca de que ele pode fazer o que bem entender, pois ele ve tudo claramente. E ele e corajoso porque e claro e nao para diante de nada porque e claro. Mas tudo isso e um engano; e como uma coisa incompleta. Se o homem sucumbir a esse poder de faz-de-conta, sucumbiu a seu segundo inimigo e tateara com a aprendizagem ate acabar incapaz de aprender mais qualquer coisa.

- O que acontece com um homem que e derrotado assim, Dom Juan? Ele morre por isso?

- Nao, nao morre. Seu inimigo acaba de impedi-lo de se tornar um homem de conhecimento; em vez disso, o homem pode tornar-se um guerreiro valente, ou um palhaco. No entanto, a clareza, pela qual ele pagou tao caro, nunca mais se transformara de novo em trevas ou medo. Sera claro enquanto viver, mas nao aprendera nem desejara nada.

- Mas o que tem de fazer para nao ser vencido?

- Tem de fazer o que fez com o medo: tem de desafiar sua clareza e usa-la so para ver, e esperar com paciencia e medir com cuidado antes de dar novos passos; deve pensar, acima de tudo, que sua clareza e quase um erro. E vira um momento em que ele compreendera que sua clareza era apenas um ponto diante de sua vista. E assim ele tera vencido seu segundo inimigo, e estara numa posicao em que nada mais o podera prejudica-lo. Isso nao sera um engano. Nao sera um ponto diante da vista. Sera o verdadeiro poder.

Ele sabera a essa altura que o poder que vem buscando ha tanto tempo e seu, por fim. Pode fazer o que quiser com ele. Seu aliado esta as suas ordens. Seu desejo e a ordem. Ve tudo o que esta em volta. Mas tambem encontrou seu terceiro inimigo: o Poder!"


A Erva do Diabo - Carlos Castaneda ( p.85)

Nenhum comentário: