Este é o método tradicional de se aprender Ashtanga Yoga. É a forma utilizada pelo guru Sri K. Pattabhi Jois para ensinar em sua escola, localizada na cidade de Mysore, Índia – daí o nome “estilo Mysore”. Neste tipo de aula cada aluno trabalha no seu próprio ritmo, e o professor assiste e ajusta individualmente quando necessário.
Desta maneira, as séries do Ashtanga são aprendidas e executadas de memória, postura por postura, com novos asanas sendo adicionados quando o aluno estiver capacitado a recebê-los. Assim, na maior parte do tempo, o aluno trabalha sem ser guiado pelo professor. Cada praticante segue em seu ritmo e vai aprendendo novas posturas quando já sabe fazer a anterior. As novas posturas podem ser instruídas de uma forma adaptada até que o praticante consiga fazê-las com estabilidade e conforto em sua forma mais completa.
Aulas do tipo Mysore abrigam estudantes de diferentes níveis de habilidade trabalhando lado a lado. Ao mesmo tempo pode-se ensinar alunos novos e antigos, no mesmo horário, tornando a prática muito mais eficiente e personalizada.
Vale lembrar que o aluno não precisa necessariamente chegar no inicio da aula. Por ser de caráter pessoal, cada um inicia e termina sua prática de acordo com seu ritmo. Assim é possível que um praticante esteja terminando sua prática enquanto outro ainda está começando as posturas finais.
Venha sempre com roupas leves, não se esqueça de trazer uma toalha para auxiliar nos ajustes e boas práticas. Namastê!
Para saber mais:
www.kpjayi.org/ - site oficial do Shri K. Pattabhi Jois Ashtanga Institute