quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ciclovia

Está na Wikipédia: "Uma via ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de vias cicláveis, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:




  • tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.


  • ciclofaixa: é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.


  • ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária."


Ou seja, existem 3 maneiras básicas de se pedalar pelas ruas de sua cidade. Fica bem claro após ler a explicação acima que utilzar ciclovias e/ou ciclofaixas seria a forma ideal de trafegar pelos meios urbanos de forma eficaz. Porém, seria a ciclovia mesmo segura? Dê uma olhada nas considerações abaixo:


  • A ciclovia evita que o ciclista seja espremido pelo motorista contra o meio-fio ou qualquer outro obstáculo. Evita também que ele sofra colisão por trás. (Mas, vale a pena lembrar que há o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro que obriga qualquer condutor de veículo motorizado a manter 1,5 metro de distância do ciclista em ultrapassagens.)

  • Ciclovia exerce forte imagem como incremento de segurança para o ciclista.

  • É impossível construir uma ciclovia sem cruzamentos e a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas ocorrem em cruzamentos.

  • Colisão frontal entre ciclistas é acidente relativamente comum em ciclovias de dupla mão de direção. 

  • Mesmo em países europeus, há problemas de invasões de veículos motorizados em ciclovias, em especial motocicletas e ciclomotores. 

  • Por causa da falta de calçadas é comum ver pedestres usando ciclovias como seu espaço, o que gera conflito e acidentes.

Para maiores informações entre em http://www.escoladebicicleta.com.br/



Nenhum comentário: