terça-feira, 22 de junho de 2010

Palestra O Ser Integral

O SER INTEGRAL - Esse foi o nome do trabalho desenvolvido por mim e pela terapeuta Glendha Kreutzer, no PROGRAMA BEM-ESTAR NO TRABALHO PARA TÉCNICOS JUDICIÁRIOS AUXILIARES realizado na última sexta-feira, dia 18 de junho.



A proposta foi darmos uma prática onde pudéssemos trabalhar o Yoga e Ayurveda de forma integral e repassarmos alguns conhecimentos para que os próprios técnicos judiciários pudessem aplicar em suas rotinas de vida e trabalho. Começamos pela prática de Yoga, entre alongamentos mais simples e leves movimentos de articulação, também executamos ásanas mais complexos e recebemos informações quanto aos benefícios dos exercícios.

O Yoga além de ser uma técnica milenar, ou seja, de conhecimento e sabedoria profundos quanto ao ser e suas etapas de evolução, já vem sendo adotado no Ocidente como uma forma eficaz de diminuir casos de stress profundo e doenças relacionadas à estafas de trabalho, desgastes físicos e desequilíbrios emocionais.

Cada vez mais, empresas e equipes de RHs estão percebendo a necessidade de levar momentos de relaxamento e orientação sobre qualidade e longevidade de vida aos seus funcionários. Juntamente ao Yoga Laboral, vem surgindo também o novo termo Terapia Laboral,  que consiste em técnicas preventivas de saúde que visam beneficiar os trabalhadores, ocasionando um melhor desempenho no ambiente profissional, além de propiciar benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais, refletindo também em suas vidas particulares.

Pautada nesses conceitos de caráter terapêutico, a terapeuta Glendha Kreutzer realizou uma palestra após a prática de Yoga, onde a mesma foi dirigida de forma que as pessoas que estavam ali presentes, pudessem levar para casa informações úteis e de origem milenar advindas da Terapia Ayurveda.


Momentos como este, que tivemos durante a prática de Yoga e a palestra sobre a Terapia Ayurveda, nos abrem espaço para observarmos casos de algumas pessoas que estavam ali, os próprios técnicos judiciários, que já vem praticando ásanas, o vegetarianismo, meditação e outras práticas saudáveis de manutenção da saúde. Esses dados demonstram que, cada vez mais a busca pela consciência e harmonia entre corpo, mente e espírito, é para todos, sem restrições, e também de que as empresas que proporcionam esses benefícios aos seus funcionários só tendem a se beneficiar igualmente.

Agradecemos à todos os participantes por nos proporcionar a oportunidade de apresentarmos o Yoga e a Terapia Ayurveda como ciências praticáveis em nosso cotidiano, e também pelo carinho e atenção como nos receberam.

Nenhum comentário: