terça-feira, 27 de julho de 2010

Novos horários de práticas

Pois é, o segundo semestre começa com novas turmas e estilos de prática. Anote aí na sua agenda:

  • Hatha Yoga as 08 30h no Yogashala as Segundas e Quartas
  • Yoga Flow as 18 00h no Yogashala as Segundas e Quartas
  • Hatha Yoga as 20 00h no Centro do Ser as Segundas e Quartas
  • Hatha Yoga as 20 00h no Yogashala as Terça e Quintas

Escolha o seu horário e venha praticar!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Costão Fitness Meeting

Bem, na proxima sexta-feira, dia 30 de julho, terei o prazer de participar do Costão Fitness Meeting, um dos mais importantes eventos da área de educação física e afins, que é organizado há 14 anos no Costão do Santinho em Florianópolis.

Vou ministrar uma palestra sobre o Hatha Yoga, seguido de uma prática completa, a partir das 17 30h.

O evento conta com uma programação de 3 dias, com cursos, workshops e aulas. Para maiores infos e inscrições entre em http://www.unesporte.org.br/

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Vá de pedal

Talvez você tenha ficado animado em tirar a poeira da sua velha bicicleta e dar um volta pela cidade, ir até um parque ou trilha que você conheça. E se está com uma grana sobrando e pensou em comprar uma nova, você deve responder as seguintes questões:

  • Para que finalidade quero a bicicleta?
  • Quais distâncias e tipos de terreno quero percorrer? 

Aproveito para indicar o site http://www.sampabikers.com.br/, especializado em todo o universo deste ótimo meio de transporte, lazer, esporte, aventura e viagem. Deixe o carro em casa e vá de pedal!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Ciclovia

Está na Wikipédia: "Uma via ciclável é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de vias cicláveis, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:




  • tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.


  • ciclofaixa: é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.


  • ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidireccionais (um só sentido) ou bidireccionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária."


Ou seja, existem 3 maneiras básicas de se pedalar pelas ruas de sua cidade. Fica bem claro após ler a explicação acima que utilzar ciclovias e/ou ciclofaixas seria a forma ideal de trafegar pelos meios urbanos de forma eficaz. Porém, seria a ciclovia mesmo segura? Dê uma olhada nas considerações abaixo:


  • A ciclovia evita que o ciclista seja espremido pelo motorista contra o meio-fio ou qualquer outro obstáculo. Evita também que ele sofra colisão por trás. (Mas, vale a pena lembrar que há o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro que obriga qualquer condutor de veículo motorizado a manter 1,5 metro de distância do ciclista em ultrapassagens.)

  • Ciclovia exerce forte imagem como incremento de segurança para o ciclista.

  • É impossível construir uma ciclovia sem cruzamentos e a maioria dos acidentes envolvendo ciclistas ocorrem em cruzamentos.

  • Colisão frontal entre ciclistas é acidente relativamente comum em ciclovias de dupla mão de direção. 

  • Mesmo em países europeus, há problemas de invasões de veículos motorizados em ciclovias, em especial motocicletas e ciclomotores. 

  • Por causa da falta de calçadas é comum ver pedestres usando ciclovias como seu espaço, o que gera conflito e acidentes.

Para maiores informações entre em http://www.escoladebicicleta.com.br/



terça-feira, 6 de julho de 2010

Enquete sobre meio ambiente encerrada

Perguntamos durante a semana passada quais atitudes o leitor toma para preservar o meio ambiente.

83% afirmaram que tomam medidaspara tanto, mas poderiam melhorar. Os 12% restantes reciclam lixo, evitam desperdício e usam transportes alternativos.

Agradecemos aos que participaram e continuem dando opiniões.

Bicicleta como Meio de Transporte

Bem, posso dizer que sou um privilegiado. Da minha casa vou tranquilamente de bicicleta para o trabalho, para o supermercado, a casa de amigos, a casa de minha namorada, a feira, ao shopping ... ou seja, nada me impede de usar a bike como meio de transporte, além da preguiça e das condições climáticas. Também moro em uma cidade que já possui opções de ciclovia, ao menos em sua região central.

São inúmeros os benefícios ao se usar a bicicleta diariamente. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Saúde: Você de quebra estará cuidando de sua saúde, aproveitando um tempo que era desperdiçado, por mais um momento de exercício físico (economizando na academia ;). Sempre lembrando que é melhor buscar profissionais especializados para que sua bicicleta tenha as medidas, tamanho e especificação correta para seu tipo físico, peso e altura.
  • Economia: Conseguir sua bicicleta é simples e barato! Pode ser comprada com um investimento em torno de R$30,00 mensais e todo tipo de loja atualmente vendem-nas (mas eu indicaria comprar a sua em uma boa bicicletaria). Se comparada às tarifas de ônibus ela pode “se pagar” em torno de 3 meses. A segunda economia, vem já com outra vantagem, a economia da academia. E também não podemos esquecer que você gastará pouco com combustível (água nem é tão caro).
  • Meio ambiente: Atualmente vemos muita repercussão na mídia sobre super-aquecimento, poluição e outras coisas do gênero. A bicicleta é um dos meios de transportes menos poluentes e ainda não necessita de combustível.
  • Trânsito: Com os devidos cuidados e respeitando sempre as leis de trânsito, estaremos ajudando para que tenhamos um trânsito menos caótico.
  • Velocidade: Estaremos fazendo nossa parte para que o trânsito seja menos caótico, mas mesmo que não consigamos ainda, a bicicleta é um dos meios de transporte mais rápidos em distâncias até 15km. O que torna viável para a maioria das cidades brasileiras, incluindo as capitais. (fonte:www.efetividade.net)


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bicicleta bicicleta!

Acabo de chegar de um ótimo "rolê" em minha bicicleta. Aproveitei o clima ameno e seco que tem feito neste início de inverno aqui na Ilha de Santa Catarina, acordei cedo e peguei minha magrela para uma volta pelas ruas da cidade. 

Durante o passeio pela ciclovia da avenida Beira-mar (muito boa para pedalar, apesar das obras) me veio a mente a seguinte questão: Por que não usamos a bicicleta como o principal meio de transporte em nosso cotidiano? Com essa interrogação em mente cheguei em casa e depois de um banho estou aqui navegando pela rede mundial de computadores pesquisando sobre o tema.



Seguindo o exemplo da semana passada, a qual dediquei ao debate da reciclagem do lixo, nesta que se inicia vou trazer informações e curiosidades sobre nossa amiga de duas rodas.