segunda-feira, 23 de junho de 2008

Para os que estao em Florianopolis

Aprofundando-se na pratica – integrando corpo, respiração e mente

Aulao de Yoga - Sabado 28/06 no Yogashala - 09 30h as 11 30h - Exibicao do curta metragem Guru


“Por mais lindamente que você consiga fazer um asana, por mais flexível que o seu corpo seja, se você não conquista a integração entre corpo, respiração e mente, não da para dizer que você esteja fazendo yoga.”

O Coração do Yoga – T.K.V Desikachar

Para fazer de sua pratica diária de yoga uma pratica cada vez mais consciente e mais conectada a realidade de seu corpo e mente, e necessário trilhar o caminho que liga asana, pranayama e dharana.

Asana e comumente traduzido como “postura”, mas, no entanto, esta palavra deriva do termo sânscrito “ficar”, “ser” ou “sentar”. Sendo assim, ela seria melhor traduzida como “assento”. Em todo e qualquer asana, desde os mais simples e ate aos que temos maior dificuldade em efetuar, o praticante deve buscar não uma postura bonita fisicamente, mas empreender uma atitude interna de observação pessoal na qual o objetivo maior e encontrar conforto e estabilidade tanto físico quanto mental e emocional.

Por sua vez, encontramos o termo pranayama relacionado a técnicas de controle respiratório. Na verdade prana designa o alento vital que abastece nosso corpo e seria levado ao mesmo através da respiração. Assim, pranayama são técnicas respiratórias para o controle e melhor absorção e distribuição do prana em nosso organismo. Técnicas como o ujjayi devem ser feitas de forma suave, sem esforço exagerado em sua execução, para ficarmos mais conscientes do fluxo de nossa respiração e também permanecermos concentrados durante a pratica.

A capacidade de concentrar nossa atenção em apenas um ponto de observação e conhecida como dharana. Deve-se sustentar a concentração ou foco de atenção em uma única direção, adquirindo assim as condições certas e intensificando a pratica de yoga. Durante a pratica de asanas a mente busca estar no momento presente, deixando de lado distrações e julgamentos que interferem negativamente. Deve-se buscar a atenção ininterrupta nas ações físicas para se permanecer de forma fluida em uma postura, mantendo a atenção na qualidade da respiração e desta forma conseguir desenvolver uma mente atenta e serena.

Nenhum comentário: